PESQUISAR

Mandiopã Caseiro

Mandiopã Caseiro


Ingredientes:

1 xícara de chá de fubá de milho
250 gramas de polvilho azedo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 xícaras de chá de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 2 xícaras de chá de água)
sal a gosto
fubá para polvilhar
óleo para fritar
sal para salpicar

OBS: Variações de sabores: - 2 colheres (sopa) de alho frito / ou tomate seco processado / ou azeitonas verdes processadas

Modo de Preparo:

Numa panela em fogo médio coloque 1 xícara de chá de fubá de milho, 2 xícaras de chá de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 2 xícaras de chá de água), sal a gosto e cozinhe, mexendo sempre, até formar uma massa dura(+/- 5 minutos). Transfira a massa para uma tigela, espere amornar e junte 250 gramas de polvilho azedo e 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Amasse bem até formar uma massa lisa.

DICA: Nesta hora pode-se dar sabor na massa juntando alho frito, ou tomate seco processado, ou azeitonas verdes processados.

Divida a massa em três partes e faça 3 rolinhos. Numa panela com água fervente cozinhe os rolinhos. Depois que eles boiarem, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Coloque os rolinhos cozidos numa fôrma forrada com pano e polvilhada com fubá. Passe fubá por todo rolinho. Leve para geladeira por 4 horas ou até o dia seguinte. Corte os rolinhos em fatias bem finas (corte com auxílio de uma faca ou fatiador de legumes), espalhe-as numa fôrma e leve ao sol por mais 3 horas.

DICA: as fatias de mandiopã também podem ser secas no forno pré-aquecido a 100º C por 2 horas (mexendo vez em quando); no microondas, colocando as fatias num prato sobre papel toalha, separadas umas das outras para não grudar por aproximadamente 2 minutos.

OBS: Quanto mais secas ficarem as fatias, melhor será o resultado.

Numa panela com bastante óleo quente, frite as fatias. Salpique sal e sirva imediatamente

RENDIMENTO: 400 gramas(sem fritar)

Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário